Tem algum assunto ou dúvida? clique aqui e nos pergunte :)

Cozinha Lunia, Dicas de Saúde

Vinagre de maçã: principais benefícios para saúde

6 de junho de 2017 | Por znit

Ao longo da evolução humana, podemos observar o descobrimento de diversos produtos sejam eles para fins alimentícios ou não, alguns descobrimentos se perderam e não se vê ativamente no cotidiano da população. Um produto ao qual sempre esteve e esta presente no cotidiano são produtos oriundos de um processo de fermentação. O processo de fermentação consiste na transformação de açúcares (carboidrato) presentes nos alimentos em outros substratos, como por exemplo, gás carbônico, álcool, certos ácidos, entre outros. Quando se consome um produto fermentado que não passou por um processo de pasteurização ou esterilização, processo ao qual mata os microrganismos presentes no alimento ou bebida esta consumindo um alimento probiótico, ou seja, que contem certa quantidade de bactérias que trarão benéficos ao organismo do hospedeiro.

Como mencionado acima alguns povos perderam suas crenças em relação ao consumo de certos alimentos, mais existe uma população, mais precisamente do estado americano de Vermont localizado a noroeste dos Estados Unidos, divisa com o Canadá, que tem como item importante de sua medicina tradicional, o uso do vinagre vivo de maca. (vivo, pois não sofreu nenhum processo de pasteurização e apresentam em sua composição bactérias vivas).   Na década de 1930 um médico vermontês, Dr. DC. Jarvis começou a divulgar suas experiências e observações ao consumo do vinagre de maca, trazendo informações sobre possíveis benefícios de seu consumo.

Segundo a medicina popular dos povos Vermonteses o vinagre possui alguns benefícios, como por exemplo.

  • Auxilia no aumento da imunidade (pois se trata de uma bebida probiótica),
  • Auxilia na prevenção do Alzheimer,
  • Possui propriedades diuréticas,
  • Combate os radicais livres (devido à presença de antioxidantes como o polifenol),
  • Apresenta em sua composição vitaminas, enzimas, ferro, ácidos orgânicos e fibras que auxiliam no funcionamento do intestino.

Ao analisarmos os possíveis benéficos de seu consumo, vemos que se trata de uma alimento/bebida que possui propriedades funcionais ao organismo humano, um produto 100% natural que não apresenta em sua composição conservante, aromatizante e corante, mantendo-se fiel ao padrão de qualidade antigo dos vinagres vermonteses.

Podemos encontrar diversos relatos históricos em relação aos benefícios do consumo do vinagre vivo de maca e suas supostas propriedades medicinais. Se tratando apenas da explanação de um conhecimento técnico, e necessário que os interessados ao consumo do produto acima descrito procurem o auxilio e a orientação de um profissional de saúde Medico ou Nutricionista. Abraços!

 

Nutricionista Gabriel Borges
CRN-3 50553/P