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Cozinha Lunia

Prato Colorido é muito mais saudável

6 de março de 2017 | Por znit

Muitas pessoas ao ouvirem falar que determinado alimento é bom para a saúde, passam a comer esse alimento em excesso. É certo que temos a disposição alguns alimentos que são mais saudáveis do que outros, entretanto o ideal é que a dieta seja equilibrada a tal ponto que apresente alimentos saudáveis com variedade.

Além disso, comer sempre os mesmos alimentos contribui muito para que o indivíduo ache sua alimentação um tanto quanto tediosa, dessa forma a variedade é essencial não só para evitar a monotonia, mas também para que o indivíduo consiga obter todos os nutrientes necessários a vida.

A importância da variedade na dieta, está no fato de que uma alimentação variada é fundamental para uma vida saudável. A forma correta de suprir todas as necessidades nutricionais do organismo, é se alimentar de forma variada, equilibrada e saudável.

Procure sempre consumir alimentos de diferentes cores ao decorrer do dia, alguns alimentos de colorações especificas são fontes de nutrientes únicos vejam alguns exemplos:

  • Vermelho: fontes de carotenóides, que são precursores da vitamina A. Bom para o coração e para a memória, previnem o câncer e fortalecem olhos e pele. O licopeno, fitoquímico encontrado em alguns alimentos deste grupo, ajuda na prevenção do câncer de próstata.
  • Laranja: também são fontes de carotenóides e ricos em vitamina C, antioxidante fundamental para a proteção das células. Ajudam a manter a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico.
  • Roxo: contém niacina (vitamina do Complexo B), minerais, potássio e também vitamina C. Mantém a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo e retardam o envelhecimento. Grande parte dos alimentos deste grupo possuem ainda um poderoso antioxidante que previne doenças cardíacas
  • Verde: ricos em cálcio, fósforo e ferro. Promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam a fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue, além de fortalecer ossos e dentes.
  • Branco: vitaminas do complexo B e os flavonóides, que atuam na proteção das células. Auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem o aparecimento de coágulos na circulação.

Exemplos de Alimentos:

  • Vermelho: acerola, cebola vermelha, cereja, ciriguela, goiaba vermelha, grapefruit, maçã, melancia, morango, pêra vermelha, pimenta, pimentão vermelho, rabanete, romã, tomate e uva vermelha.
  • Laranja: abacaxi, abóbora, abiu, ameixa amarela, batata baroa, batata doce, batata inglesa, caju, carambola, caqui, cenoura, damasco, gengibre, kino, laranja, mamão, manga, maracujá, mexerica, moranga, melão, milho, nectarina, pêssego, pimentão amarelo, sapoti e tangerina
  • Roxo: alcachofra, almeirão roxo, alface roxa, alho roxo, ameixa preta, amora, azeitona preta, batata roxa, berinjela, beterraba, cebola roxa, figo roxo, framboesa, jaboticaba, jamelão, lichia, mirtilo, repolho roxo e uva roxa.
  • Verde: abacate, abobrinha verde, acelga, almeirão, alface, azeitona verde, brócolis, cebolinha, coentro, couve, couve chinesa, couve de bruxelas, chuchu, ervilha, jiló, kiwi, limão, maxixe, mostarda, pepino, pimentão verde, quiabo, repolho, salsa, uva verde e vagem.
  • Branco: aipim, aipo, alho, alho-poró, atemoya, aspargo, banana, batata baroa branca, cará, cebola, cogumelo, couve-flor, endívia, graviola, inhame, mangostin, nabo, pêra e pinha

Procure um nutricionista ele é o profissional capacitado que pode ajudar a escolher as melhores opções entre tantas disponíveis no mercado.

 

 

Juliana Rodrigues Oliveira

CRN³ 39288