Tem algum assunto ou dúvida? clique aqui e nos pergunte :)

Dicas de Saúde

O que devemos saber sobre ovos de galinha

24 de abril de 2017 | Por znit

Ovo de galinha é um poderoso alimento dividido em duas partes: a gema e a clara. A clara do ovo é riquíssima em albumina, uma proteína de origem animal que possui um ótimo aminograma e um alto valor biológico.        Logo a clara ajuda na reparação dos músculos e prolonga a sensação de saciedade por ser uma proteína de longa absorção. Já a gema do ovo, muitas vezes vista como a vilã do ovo, na verdade carrega com ela muitos nutrientes e é fonte de ferro, colina, ácido fólico, lecitina, biotina, antioxidantes, luteína, vitaminas B, E, entre outros.

  • Proteína alto valor biológico

Quando se trata de qualidade de proteína, o ovo é um dos melhores alimentos para se consumir. Um ovo grande satisfaz 10% da necessidade diária de proteína de uma pessoa adulta. Toda a proteína encontrada em um ovo pode ser absorvido e utilizado pelo organismo, além de conter todos os nove aminoácidos essenciais, que são os aminoácidos que o seu corpo não é capaz de produzir por conta própria. Outra observação importante é que a proteína que tem no ovo traz resultados melhores de fortalecimento muscular do que proteínas de outras fontes.

  • Saciedade
    Os ovos têm gordura e proteína de alto valor biológico que juntos aumentam a sensação de saciedade.
  • Quantidade certa de gordura

Um ovo contém apenas 5 gramas de gordura e apenas 1,5 gramas dessa gordura é saturada.

  • Contêm minerais

Os minerais encontrados nos ovos são o ferro, para ajudar na formação de glóbulos vermelhos; Zinco, para melhorar a imunidade; Cálcio, fortalece os ossos e dentes; Fósforo, essencial para ossos e dentes saudáveis; Iodo, necessários para a regulação de hormônios da tireóide; Selênio, que assim como a vitamina E, protegem as células da oxidação.

  •  Gema do ovo ajuda no desenvolvimento do cérebro

A gema do ovo é rica em colina, um elemento essencial da vitamina B, que está associada a uma melhor função neurológica e redução de inflamação. Ela pode ajudar a reduzir os efeitos da perda de memória em decorrência da idade avançada. Além disso, ela pode melhorar o resultado dos exercícios, manter bons níveis de colesterol ou apenas favorecer a saúde de seu fígado.

  • A coloração da gema

A coloração da gema do ovo não influencia em nada seu valor nutritivo. Isto é apenas consequência da alimentação da galinha. Galinhas que são alimentados com grãos e gramíneas cheios de carotenóides têm gemas com coloração amarela mais vibrante, mas que não necessariamente significa uma gema mais nutritiva.

  • Coloração da clara

A idade do ovo influencia na coloração da clara. Quanto mais velho for o ovo mais branca será a clara.

  • Coloração do ovo

Há diferença dos ovos brancos e vermelhos? Não. O que diferença na cor do ovo é a raça da galinha.

  • Validade do ovo 

O ovo pode ser ingerido em até 3 meses após data da postura. Lembrando que o ovo deve estar em local fresco ou refrigerado para não estragar. Lembre-se de evitar comer ovo crú, como na gemada ou maionese, para evitar contaminação microbiológica através da salmonela.

  • Previne doenças oculares

Pesquisadores descobriram que pessoas que comem ovos todos os dias, reduzem o risco de desenvolver catarata, devido a luteína e zeaxantina que são encontrados em ovos.

  • Colesterol 

Novos estudos mostram que o consumo de dois ovos por dia melhora o perfil lipídico.

  • Vitamina D

Os ovos são um dos únicos alimentos que contêm naturalmente a vitamina D. Essa vitamina é essencial na formação dos ossos e dentes, ela ajuda a emagrecer, fortalece o sistema de defesa do organismo, auxilia na prevenção e tratamento de doenças como a diabetes e a hipertensão entre outras.

  •  Cabelos e unhas saudáveis

Ovo é rico em enxofre, vitaminas e minerais que ajuda na manutenção e recuperação de cabelos.

Lembre-se de sempre se lembrar de nunca esquecer de procure sempre um profissional nutricionista para elaborar um cardápio e orientações de acordo com as necessidades nutricionais para seu corpo e estilo de vida.

Gratidão sempre!!!

Dra. Pamela Leal de Figueiredo

CRN333268

Nutricionista